Tabela Periódica Colorida para Imprimir


tabela periodica para imprimir nova atualizada 2016

Para os estudantes do ensino médio que estão se aventurando na grande conhecida é a tabela periódica, para quem não sabe o que é uma tabela periódica saiba que a  tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização.

Como já sabem ela teve e esta sempre em atualização, então quem ja participou desta aula a anos atrás, saiba que ja teve suas atualizações com seus elementos químicos.

Ela foi criada em 1869, pelo químico russo Dimitri Mendeleiv, ele que propôs o ordenamento dos elementos segundo a semelhança de suas propriedades, na época se conhecia apenas 60 elementos químicos, hoje são conhecidos 118. E ainda pode haver mais, do modo como a ciência está avançando tudo é possível.

A disposição da tabela periódica é recomendada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), sendo que hoje a tabela possui mais de cem elementos químicos e é usada mundialmente tanto por estudantes como por pesquisadores.

Antigamente não era fácil de encontrá-la e para quem não sabe, era preciso comprá-la em locais que vendiam, e não era tão fácil assim de ter e por isso se passar de filho para filho.

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos  atual possui filas horizontais e cada uma delas representa um período ou série. A Tabela Periódica  possui sete períodos e, a depender do nível (série) em que os elementos encontram-se, é revelada a quantidade de camadas eletrônicas. Por exemplo, os elementos Oxigênio e o Flúor estão na segunda série e possuem duas camadas eletrônicas, o Potássio e Cálcio estão no quarto período e possuem quatro níveis eletrônicos (K,L,M,N) e assim vai.

Livros de química em todo o mundo ficaram desatualizados depois que a União Internacional de Química Pura e Aplicada confirmou a descoberta de quatro novos elementos.

Trata-se dos elementos 113, 115, 117 e 118, identificados nas últimas décadas por cientistas russos, japoneses e americanos e que completam a sétima fila da tabela periódica.

Eles ainda não têm um nome oficial. Por enquanto, são conhecidos como unúntrio (Uut, ou elemento 113), unumpêntio (Uup, ou elemento 115), ununséptio (Uus, ou elemento 117) e ununóctio (Uuo, ou elemento 118).

Os pesquisadores que descobriram esses elementos sintéticos devem batizá-los nos próximos meses com um nome mitológico, de um mineral, um lugar ou país, uma propriedade ou inclusive de um cientista.

Em 2009, por exemplo, o elemento químico 112 foi batizado como Copernício, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), e com o símbolo Cn.

Os quatro novos elementos não são encontrados na natureza. Eles foram criados pelo homem. São altamente radioativos e só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo.

Essa característica dificulta seu estudo e, por isso, ainda não se sabe como podem ser usados na prática.

Imprimir tabela periódica colorida versão atualizada 2016 com 4 novos elementos

 

Nova atualização com os elementos 113, 115, 117 e 118

Eles ainda não têm um nome oficial. Por enquanto, são conhecidos como unúntrio (Uut, ou elemento 113), unumpêntio (Uup, ou elemento 115), ununséptio (Uus, ou elemento 117) e ununóctio (Uuo, ou elemento 118).

Tabela Periodica dos Elementos 2016 atualizada

( dica: para manter ela intacta e para durar bem mais, cole de um lado e do outro, Papel contact transparente, assim seu trabalho ficará limp e mais seguro de sujeiras.)

5 Comentários

  1. la disse:

    tabela periodica

  2. Kamilla disse:

    De acordo com a tabela atual da iupac está faltando 2 elementos! O elemento 114(Fleróvio) e o 116 (Livermório). Obrigada

  3. Marcos Braz Pereira disse:

    Ola!!! A tabela periódica colorida do Guia da Carreira é ótima , só que a numeração da série dos actinídeos está errada ; está com a mesma numeração da série dos lantanídeos.
    Obs. erro notado pelo aluno , pois eu também não havia notado .
    Abraços e parabéns .

Leave a Reply