PessimoRuimBomÓtimoExelente (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

Qual é a Diferença Entre Peso e Massa

massa peso2 Qual é a Diferença Entre Peso e Massa

massa x peso qual a diferença?

Sempre é bom recordar a diferença entre massa e peso. Principalmente para os alunos do 5ª e 6º ano, se vocês já esta aprendendo sobre isso então tome nota e arrase nos estudos.

Vamos la: Peso e Massa são palavras totalmente diferentes, que utilizamos no dia a dia como o mesmo sentido. veja agora os seus significados:

Vamos aos Exemplos:

Alguém que aqui na Terra pese 70 kg, na Lua pesará mais ou menos 11,6 kg. Isso porque na Lua a força da gravidade é bem menor que na Terra. Como o peso é a força de atração que a gravidade exerce sobre um corpo, seria mais adequado dizer que o peso de alguém é de 70 kgf (setenta quilogramas força) ou, melhor ainda, 686,5N (newtons), que é a unidade de força adotada pelo SI.

A massa de um corpo, entretanto, não se altera. Alguém cuja massa seja 70 kg aqui na Terra, terá os mesmos 70 kg na Lua, em Marte ou em Saturno.

Acontece que nós vivemos na Terra. Pouca gente fica por aí, visitando outros planetas. E como na Terra o peso é muito semelhante à massa, na prática usamos peso e massa como se fossem sinônimos e evitamos o inconveniente de ficar falando em newtons, quilogramas força e outras coisas complicadas.

Entretanto, mesmo aqui na Terra, a gravidade não é a mesma em todo lugar. Diferenças de altitude e latitude podem alterar o valor da gravidade. Mas isso só é importante para medições que exigem extrema precisão.

E isso nos leva a perguntar: Se o peso resulta da atração da gravidade sobre a massa de um corpo, o que é, afinal de contas, massa?

Bem, definir massa não é tão simples, e dizer que massa é a quantidade de matéria de um corpo não é adequado. “Quantidade de Matéria” é uma grandeza distinta, cuja unidade SI é o mol. A massa, cuja unidade é o quilograma, é uma grandeza relacionada à inércia. Não é à toa que, até hoje, os cientistas quebram a cabeça para encontrar uma boa definição física para o quilograma e aposentar de vez o famoso protótipo internacional.

ótimo texto retirado do site: http://ipemsp.wordpress.com/2010/01/27/diferenca-entre-massa-e-peso/  “

Peso: O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. Enquanto força, o peso é uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direção e sentido.  Ele pode ser calculado da seguinte forma: P = m x g, ou seja, o peso é a massa multiplicado pela aceleração da gravidade.

Massa: A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.

Para maior explicação veja na apresentação logo abaixo:

Exercícios:

Por exemplo, vamos imaginar que uma pessoa tenha massa de 60 kg. De acordo com essa medida, podemos dizer que ela possui peso igual a aproximadamente 588 N (Newton). Vamos entender o valor desse peso:
Quando nos referimos ao peso, dizendo que seu valor depende da gravidade, então estamos colocando em prática a 2ª lei de Newton, demonstrada pela fórmula matemática: P = m * g. Nessa expressão, temos que:

P: peso
m: massa
g: aceleração da gravidade

Continuando com mais um exemplo, vamos determinar o peso de uma pessoa com massa igual a 57 kg, na terra, na lua e em outros planetas. Mas para isso, precisamos conhecer as acelerações da gravidade que estão presentes na tabela a seguir:

Untitled 3%28114%29 Qual é a Diferença Entre Peso e Massa

Uma pessoa com a massa igual a 57 kg possui os seguintes pesos:

Na terra
P = m * g → P = 57 * 9,8 → P = 558,6 N

Na lua
P = m * g → P = 57 * 1,67 → P = 95,19 N

Em Júpiter
P = 57 * 22,9 → P = 1 305,3 N

Em Plutão
P = 57 * 0,5 → P = 28,5 N

No sol
P = 57 * 274 → P = 15 618 N

 Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola



About suelen

Suelen, atualmente eu trabalho em minhas horas livres, como autora dos artigos neste site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>