PessimoRuimBomÓtimoExelente (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

Manchas no pescoço – pode não ser sujeira

acantose nigricans 300x225 Manchas no pescoço   pode não ser sujeiraQuem é que já não deparou com alguém ou até mesmo você com escurecimento ao redor do pescoço. Manchas que lembram sujeira. Mas ai você foi e procurou receitas na internet para tirar essas marcas, para clarear e não adiantou, lavou e esfregou e não saiu de jeito nenhum.  Isso não só ocorrem no pescoço, mas também em áreas de dobras, virilhas, axilas, no dorso dos dedos e em áreas de cicatrização.

Pois bem essas manchas é chamada de acantose nigricante (nigricans).

Acantose nigricante (acantosis nigricans)

O que é?

A acantose nigricante ou acantosis nigricans é caracterizada pelo escurecimento da pele das dobras do corpo e pregas cutâneas, que se torna espessa e aveludada.

Acantose Nigricans 227x300 Manchas no pescoço   pode não ser sujeiraA doença pode afetar pessoas saudáveis ou pode estar associada a outros problemas de saúde. Alguns casos são herdados geneticamente e é mais comum a ocorrência entre pessoas afrodescendentes.

A obesidade, assim como outros distúrbios endócrinos, pode levar ao surgimento da acantose nigricante, que é freqüentemente encontrada em pessoas com diabetes.

Alguns medicamentos, como o hormônio do crescimento ou os contraceptivos orais (pílula) também são citados como possíveis causas para o surgimento da acantose. Casos graves podem estar relacionados à ocorrência de neoplasias malignas, mais comumente do trato gastrointestinal ou geniturinário, mas sua ocorrência é mais rara.

Tratamento 

Se a causa do surgimento da acantose nigricante for encontrada e tratada, as lesões tendem a desaparecer. Nos casos no quais não se encontra a causa, produtos de uso local derivados dos retinóides são uma opção para a melhora do aspecto das lesões e podem ser prescritos pelo médico dermatologista de acordo com cada caso.

Tratamentos cosméticos

Tratamentos cosméticos existem para casos que são especialmente desagradáveis ou embaraçoso. Manchas escuras podem ser encobertas com cosméticos ou clareadas com clareadores de pele de sob prescrição. Embora estes tratamentos não são tão eficazes como tratar a causa raiz da condição, eles podem proporcionar algum alívio. Clareadores de pele disponíveis incluem Retin-A, 20% de uréia, ácidos alfa hidroxi e ácido salicílico.

icone atencao gif Manchas no pescoço   pode não ser sujeiraQuem observar esse tipo de lesão na pele nessas áreas e tiver história na família de diabetes, hipertensão arterial e obesidade, deve procurar um médico para ser avaliado.



About suelen

Suelen, atualmente eu trabalho em minhas horas livres, como autora dos artigos neste site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>